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A área da Matemática sempre foi considerada, para muitos, uma vilã que para ter seus conteúdos aprendidos era necessário uma grande habilidade ou inteligência. E não somente alunos sofriam com a matéria mas também professores que , sem saber como ensinar ou que metodologia seria mais adequada, repetiam o mesmo ensino pelo qual passaram: fragmentado, descontextualizado e com o treino como principal atividade.
Hoje sabemos, através de estudos , principalmente a Didática da Matemática baseada nos pressupostos piagetianos, que o aprendizado de conceitos matemáticos está ligado a "como" esses conceitos são apresentados ao estudante: sem ou com significado.
Contextualizar o problema, apresentar o desafio e validar as aprendizagens leva a criançada a construir com autonomia aqueles conceitos que , durante anos, foram apenas transmitidos e treinados nas escolas.
Neste blog, apresentamos artigos, experiências e propostas de atividades que, esperamos, proporcionem a reflexão sobre o ensino de Matemática.
Aproveitem!!!

Sequências Didáticas


MULTIPLICANDO PARA DIVIDIR


Objetivos:
Através dessa sequência, que os alunos sejam capazes de:
  • Levantar estimativas de dividendo para uma situação em que a divisão não é explícita
  • Identificar e executar estratégias de verificação dos resultados
Faixa etária:
Alunos de 4º ano
Desenvolvimento:
1.    Apresentar o seguinte problema: “Mariana gosta de fazer brigadeiros e dar aos seus amigos. certo dia ela deu 15 brigadeiros a cada um de seus 12 amigos. Sobraram 8. Quantos brigadeiros ela fez neste dia?” – intervenções: quantos ela pode ter feito? (levantar estimativas) Como será possível descobrir esse número? Que tipo de problema ele parece?
2.    Propor a cada dupla que elabore um esquema de resolução e execute. – intervenções: em que estratégia vocês pensaram? O que fez com que vocês escolhessem essa estratégia? Deu certo? Como vocês podem verificar?
3.    Circular pela sala e observar como as duplas resolveram, escolhendo estratégias diferentes e de níveis diferenciados para expor na lousa.
4.    Solicitar as duplas, previamente selecionadas, para expor como resolveram. Propiciar a análise e reflexão das estratégias apresentadas, elencando com os alunos os pontos semelhantes entre elas e qual seria a mais econômica ou viável.
5.    Focar como podemos verificar o resultado obtido. Levá-los a observar que o problema se refere a uma divisão que, no entanto, é resolvida basicamente com uma multiplicação e depois uma soma. A divisão seria, então, uma forma de verificar se o resultado está certo.
6.    Aproveitar para  trabalhar a nomenclatura dos termos da divisão. Propor novas atividades, omitindo ora o dividendo, ora o divisor, etc.
Avaliação:
Observar se, ao longo da proposta, as crianças avançam nas questões relacionadas à estimativa e verificação, bem como às questões relacionadas aos problemas multiplicativos. 



Por Deborah Arantes

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