MULTIPLICANDO PARA DIVIDIR
Objetivos:
Objetivos:
Através dessa sequência, que os alunos sejam capazes de:
- Levantar estimativas de dividendo para uma situação em que a divisão não é explícita
- Identificar e executar estratégias de verificação dos resultados
Faixa etária:
Alunos de 4º ano
Desenvolvimento:
1. Apresentar o seguinte problema: “Mariana gosta de fazer brigadeiros e dar aos seus amigos. certo dia ela deu 15 brigadeiros a cada um de seus 12 amigos. Sobraram 8. Quantos brigadeiros ela fez neste dia?” – intervenções: quantos ela pode ter feito? (levantar estimativas) Como será possível descobrir esse número? Que tipo de problema ele parece?
2. Propor a cada dupla que elabore um esquema de resolução e execute. – intervenções: em que estratégia vocês pensaram? O que fez com que vocês escolhessem essa estratégia? Deu certo? Como vocês podem verificar?
3. Circular pela sala e observar como as duplas resolveram, escolhendo estratégias diferentes e de níveis diferenciados para expor na lousa.
4. Solicitar as duplas, previamente selecionadas, para expor como resolveram. Propiciar a análise e reflexão das estratégias apresentadas, elencando com os alunos os pontos semelhantes entre elas e qual seria a mais econômica ou viável.
5. Focar como podemos verificar o resultado obtido. Levá-los a observar que o problema se refere a uma divisão que, no entanto, é resolvida basicamente com uma multiplicação e depois uma soma. A divisão seria, então, uma forma de verificar se o resultado está certo.
6. Aproveitar para trabalhar a nomenclatura dos termos da divisão. Propor novas atividades, omitindo ora o dividendo, ora o divisor, etc.
Avaliação:
Observar se, ao longo da proposta, as crianças avançam nas questões relacionadas à estimativa e verificação, bem como às questões relacionadas aos problemas multiplicativos.
Por Deborah Arantes
Por Deborah Arantes
Ótimo, parece perfeitamente aplicável no 4º Ano. Adore.
ResponderExcluir