PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA:JOGOS COLABORATIVOS NA APRENDIZAGEM
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Justificativa
As atividades lúdicas são inerentes ao ser
humano, independentemente do momento histórico em que estão vivendo. O que muda
são os artefatos, as tecnologias utilizadas, mas o prazer de brincar é
estruturador para o homem. O brincar sempre foi e será uma linguagem utilizada
para criar, imaginar, pensar, construir e aprender. Os jogos contribuem
eficazmente para a construção de
relações e o desenvolvimento de atitudes, valores e competências. Luckesi, em
seu artigo Brincar: o que é brincar?
cita: “O brincar é esse agir criativo no espaço potencial de todas as
possibilidades, que são infinitas, e a sua conseqüente expressão objetiva, que
traz ao cotidiano criativamente uma dessas possibilidades.”
O presente projeto apresenta ações que visam
proporcionar a crianças e adolescentes, bem como a seus familiares, um espaço
para recreação, visando o
desenvolvimento de habilidades e competências, atitudes e valores, por meio da
socialização e, utilizando como recurso principal, jogos que estimulem o cálculo mental e
estratégias de resolução de problemas de forma colaborativa.
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Objetivos
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Proporcionar um espaço lúdico que favoreça a
aquisição de conceitos matemáticos, bem como o desenvolvimento de competências,
atitudes e valores.
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Formar professores/monitores para que possam agir
eficazmente na aplicação das atividades, planejando e propondo boas
intervenções.
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Público
Professores, estudantes de pedagogia.
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Tipo
Formação continuada
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Duração
da formação:
20 horas
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Conteúdo
programático
Trabalho com jogos colaborativos
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Metodologia
de formação
Partindo de uma pauta
formativa, constituída de estudo de textos teóricos (ver bibliografia) e
experimentação dos jogos, elaborando um planejamento de aplicação dos mesmos,
pensando nas possíveis variáveis, diante de grupos diferenciados.
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Gestão
do projeto de formação:
Profª Deborah Arantes
Pedagoga , Pós-graduada em Gestão do Trabalho
Pedagógico (FACINTER), cursando MBA em Educação Cognitiva: Gestão da
Aprendizagem Mediada (Universidade Gama Filho)
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PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA:
O
TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O USO DE ESTRATÉGIAS PESSOAIS
Fundamentação teórica:
Didática
da Matemática – Guy Brousseau, Teoria dos campos conceituais – Gerard Vergnaud,
Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.
Público alvo:
professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Justificativa:
A
aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é
incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado
para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Através de situações
em que seja desafiado a colocar em jogo conhecimentos já adquiridos, o aluno constrói
o conceito matemático, por meio de relações entre os objetos de conhecimento.
Consegue se apropriar do conteúdo, ampliando seu conhecimento matemático de
forma significativa, antes de ser apresentado à teoria ou a mera conceitualização.
Partindo deste pressuposto, este curso visa proporcionar uma reflexão sobre a
Didática da Matemática, de Guy Brousseau, abordando os campos conceituais de
Vergnaud e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Espera-se que, ao
final do curso, o participante possa:
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Conduzir atividades em sala de aula,
partindo dos princípios da didática da matemática;
·
Fundamentar conhecimentos a respeito
do sistema de numeração decimal, das operações e tratamento da informação.
·
Analisar e planejar atividades e sequências
didáticas que favoreçam a construção de conhecimentos matemáticos.
Carga horária:
26 horas, sendo 16 horas presenciais e 10 horas em trabalhos de sala de aula
aplicando atividades.
Material:
Apostila
contendo slides, textos para estudo e atividades complementares.
Grupos:
mínimo de 15 e máximo de 30 participantes por turma
Valor total:
R$ 1.600,00 (excluindo-se despesas como alimentação e transporte)
“O
professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra.
O grande professor inspira” (Willian Arthur Ward)
Formadora:
Profª.
Deborah Arantes – Pósgraduação em Gestão do Trabalho Pedagógico (UNINTER),
Pedagogia. Atua como Coordenadora Pedagógica na rede municipal de Monteiro
Lobato/SP.
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