SEJA BEM-VINDO!!!

A área da Matemática sempre foi considerada, para muitos, uma vilã que para ter seus conteúdos aprendidos era necessário uma grande habilidade ou inteligência. E não somente alunos sofriam com a matéria mas também professores que , sem saber como ensinar ou que metodologia seria mais adequada, repetiam o mesmo ensino pelo qual passaram: fragmentado, descontextualizado e com o treino como principal atividade.
Hoje sabemos, através de estudos , principalmente a Didática da Matemática baseada nos pressupostos piagetianos, que o aprendizado de conceitos matemáticos está ligado a "como" esses conceitos são apresentados ao estudante: sem ou com significado.
Contextualizar o problema, apresentar o desafio e validar as aprendizagens leva a criançada a construir com autonomia aqueles conceitos que , durante anos, foram apenas transmitidos e treinados nas escolas.
Neste blog, apresentamos artigos, experiências e propostas de atividades que, esperamos, proporcionem a reflexão sobre o ensino de Matemática.
Aproveitem!!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

TABELA DE PITÁGORAS

A revista Nova Escola desse mês lançou como matéria de capa "Uma nova luz sobre a Tabuada", que traz uma reflexão sobre o trabalho com a Tabela de Pitágoras. Nada de decorar a tabuada por decorar, mas sim compreender as relações dos produtos da multiplicação. Dessa forma, o aluno aprende o sentido da tabuada, ou melhor das multiplicações,  e a tabela passa a ser um apoio para realizar outras multiplicações de que necessita, partindo daquelas que ele já conhece.
A sequência proposta pela revista parte do levantamento de conhecimentos prévios, ou seja, os alunos começam por preencher com o que já sabem, depois vão avançando e compondo as relações.
Quando me deparei com essa atividade pela primeira vez , no ano passado em um curso de 6 encontros realizado na Escola da Vila (aliás recomendo que todos os professores e principalmente coordenadores pedagógicos o façam), comecei a compreender melhor as relações entre os produtos da multiplicação. Lembrei-me de como estudei, na minha infância, decorando a tabuada, primeiro a do dois, depois a do três e assim por diante. Conseguia sozinha relacionar algumas propriedades como: 2 x 3 é o mesmo que 3 x 2, que todos os produtos das multiplicações por 5 só tem resultados terminados em 0 ou 5, que os resultados da tabuada do dez são dezenas exatas, de 10 em 10, etc. Mas, durante o curso, ao olhar com mais profundidade para a Tabela de Pitágoras , percebi então que praticamente toda a tabela se relaciona de alguma forma, seja pelos dobros e metades, ou pela soma de resultados de uma tabuada pela outra. É fascinante!
Porém, não poderia chegar com tanto êxtase num HTPC e proclamar a descoberta... tive que esperar o momento certo, pois senão seria perder tempo. Esperei um ano. Nesse meio tempo aprofundamos os estudos sobre a resolução de problemas, os campos conceituais, a construção do número.
Somente neste ano, 2011, após o vinculo estabelecido, várias aulas planejadas e aplicadas em conjunto com o professor, foi possível aplicar essa sequência , inicialmente no HTPC. Poderia ter exposto individualmente a cada um e planejado a aplicação da aula, mas não haveria trocas, como acontece com nossos alunos.
E admito: foi muito interessante ver como os professores passaram a compreender melhor a tabuada que , assim com acontecera comigo, também havia sido decorada etapa por etapa, dia após dia em suas infâncias. Só depois dessa sequência apresentada e realizada no HTPC é que planejamos as idas em sala de aula, aplicamos algumas juntos e foi gratificante observar os alunos, com mais facilidade que nós adultos, preencher a tabela seguindo as etapas previstas e compondo as relações coletivamente. E o melhor: aprendendo de fato as relações e não simplesmente as decorando.
Portanto, vale a pena darem uma olhadinha, mesmo agora de férias, na matéria:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/tabela-pitagorica-aprender-multiplicacao-649827.shtml
E aos colegas coordenadores fica a proposta de realizarem primeiro com os professores, planejarem a aplicação e a fazerem juntos, todos saem ganhando!!!

2 comentários:

  1. Achei seu blog por acaso, gostei muito e senti muito tbém qdo li que foi preciso um ano para dividir tal descoberta. Afinal, um ano é para o adulto, para a criança (com a velocidade tecnológica em q vivem...)pode ser muito mais. Há muito, tento incansavelmente passar esta "descoberta" para os meninos mas... sinto-me só... apesar de reconhecer o bonito e esforçado trabalho da equipe.Parabéns!! Abçs, Isabela Arruda

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    1. OLÁ ISABELA...
      CONCORDO COM VOCÊ E PRECISAMOS DIVIDIR MESMO ESSA DESCOBERTA QUE É APRENDER MATEMÁTICA DE UM JEITO INTERESSANTE E PRAZEROSO.
      POR DÉCADAS ELA FOI CONSIDERADA A VILÃ DAS DISCIPLINAS, PORÉM QUEM A FAZ SER ASSIM SÃO OS PROFESSORES QUE MUITAS VEZES TIVERAM DIFICULDADE NESSA ÁREA E NÃO SABEM OUTRA MANEIRA DE TRABALHAR E DE MOTIVAR OS ALUNOS A GOSTAREM DE APRENDER CONCEITOS MATEMÁTICOS.
      NA ESCOLA EM QUE TRABALHO COMO PC HÁ 3 ANOS, NOSSAS PROFESSORAS ESTÃO ADQUIRINDO O PRAZER EM TRABALHAR DESSA FORMA DIFERENCIADA E QUEM ESTÁ GANHANDO? ADIVINHA... OS ALUNOS!!! OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO NO MEU BLOG... SEJA BEM VINDA!!!

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