SEJA BEM-VINDO!!!
A área da Matemática sempre foi considerada, para muitos, uma vilã que para ter seus conteúdos aprendidos era necessário uma grande habilidade ou inteligência. E não somente alunos sofriam com a matéria mas também professores que , sem saber como ensinar ou que metodologia seria mais adequada, repetiam o mesmo ensino pelo qual passaram: fragmentado, descontextualizado e com o treino como principal atividade.
Hoje sabemos, através de estudos , principalmente a Didática da Matemática baseada nos pressupostos piagetianos, que o aprendizado de conceitos matemáticos está ligado a "como" esses conceitos são apresentados ao estudante: sem ou com significado.
Contextualizar o problema, apresentar o desafio e validar as aprendizagens leva a criançada a construir com autonomia aqueles conceitos que , durante anos, foram apenas transmitidos e treinados nas escolas.
Neste blog, apresentamos artigos, experiências e propostas de atividades que, esperamos, proporcionem a reflexão sobre o ensino de Matemática.
Aproveitem!!!
segunda-feira, 23 de abril de 2012
MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS!!!: A NEUROCIÊNCIA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS!!!: A NEUROCIÊNCIA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: Deborah Arantes O presente artigo discursa sobre a proposta da Didática da Matemática, teoria que tem suas bases nos estudos piagetiano...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pelo seu artigo, achei muito interessante as situações propostas e que são envolventes até a solução dos problemas, creio que bem aplicado teremos bons resultados de aprendizagem, Parabéns e que venham muitos outros artigos...Bjs
ResponderExcluirPaulo Ventura
OBRIGADA... REALMENTE SÃO SITUAÇÕES QUE DESPERTAM NO ALUNO O INTERESSE PELA MATEMÁTICA. RESOLVER PROBLEMAS SE TORNA A ESSÊNCIA DA ATIVIDADE MATEMÁTICA, POSSIBILITANDO À CRIANÇA UTILIZAR ESTRATÉGIAS PESSOAIS E APRENDER NOVAS COM OS COLEGAS. É A TEORIA SOCIOINTERACIONISTA, ENGLOBANDO OS CONHECIMENTOS DE PIAGET E VIGOTSKY.
ExcluirOlá, amiga!
ResponderExcluirSeu blog está show e esse artigo, então... excelente.Parabéns, saiba que sempre estou lendo todas as suas publicações. E estou colocando em prática a didática da resolução de problemas que aprendi com você e a Andreia. Está sendo um tanto difícil, mas até o final do ano meus alunos estarão ótimos em Matemática. Beijos.
Olá, Kelly!!! É gratificante saber que a nossa contribuição tem sido válida. Você é uma grande profissional, admiro sua dedicação e interesse... fico feliz em ajudar!!! Beijos...
ExcluirOiii, estive aqui visitando, aproveitei e li novamente, pois vale á pena!!!
ResponderExcluirBeijos
Paulo