ANO: 4º ano
ORGANIZAÇÃO: alunos em duplas do mesmo nível
LANÇANDO O DESAFIO
Dona Lúcia comprou 8 caixas de paçoca para vender na festa junina da escola. Sabendo que cada caixa custou R$12,00 , quanto ela pagou pelas caixas?
Quais as informações? Qual é a questão a ser resolvida?
RESOLVENDO O PROBLEMA
As crianças precisam lançar mão de conhecimentos que já possuem sobre a adição. Geralmente, no início do trabalho com problemas desse campo conceitual, elas ainda pensam em somar as parcelas iguais, e este é um bom desafio para que comecem a perceber que repetir varias vezes a mesma parcela pode ser desgastante, perder-se na contagem, enfim, deverá encontrar outra forma mais econômica para resolver.
Dar o desafio seguinte: e se fossem 10 caixas, como resolveriam? A partir dessa questão, a multiplicação por 10, 100 e 1000 já pode ser introduzida aos alunos que já sistematizaram a multiplicação.
Outro desafio: sem "armar " a adição, como resolvê-la? Neste caso, as crianças serão levadas a pensar matematicamente, utilizando estratégias de cálculos, como somar primeiro as unidades e depois acrescentar as dezenas ou o contrário. Para isso, precisam dispor de conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal.
AVALIAÇÃO
Avaliar que estratégias os alunos já assimilaram e quais ainda precisam se apropriar para avançarem em seus conhecimentos matemáticos garante ao professor elementos para planejar as próximas aulas, visando propiciar ao aluno condições favoráveis de aprendizagem.
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